InicioExpertisesEstudo de caso

Transformação do modelo operacional: Santander CIB

As equipas de TI do Santander CIB lançaram uma transformação de modelo em 2019 para avançar para Agile à escala. Mas inicialmente apenas as equipas de Projeto / Investigação estavam a bordo com esta transformação.
Assim, no início de 2020 foi pedido à Alenia que adaptasse o modelo organizacional às equipas de suporte IT e Infra-estrutura.

-40%
40% de redução do volume de incidentes graves em 1 ano
400% de aumento na velocidade de entrega da mudança de aplicação.
115
Formação de 115 pessoas e coaching/mentoring de 12 pessoas.
O que mais importa, o que os nossos clientes dizem sobre a missão
« Adoramos trabalhar com a Alenia, acreditamos no trabalho que faz. Já passamos muito tempo com outras consultoras, explicando como trabalhamos. Não temos de fazer isso consigo, porque já conhece os princípios do mercado »
Chefe de Gestão da IT Production

O que não funcionava

As equipas de IT Production e Infra-estruturas foram posicionadas num silo, separadas das equipas de desenvolvimento. A transformação da agilidade em escala e o realinhamento das equipas em cadeias de valor comercial exigiu uma transformação do modelo. Para além de reforçar a especialização da IT Production em toda a organização.

Os desafios

  • Uma organização altamente distribuída, tanto geográfica como culturalmente
  • Transformações múltiplas que ocorrem em paralelo: Agilidade à escala, IT Production, DevOps, Data

O que fizemos

  • Entrega de um diagnóstico de 360 graus e benchmark em relação aos concorrentes
  • Co-construção de um modelo operacional detalhado incluindo novas funções e governança alinhada
  • Co-construção de um modelo específico para melhorar a interface entre a Sede em Madrid e as diferentes regiões
  • A aplicação progressiva deste modelo através da integração de recursos de IT Support nas equipas de Desenvolvimento e a criação de uma equipa de Supervisão de Produção
  • Co-construção de um quadro de referência de práticas de IT Production
  • Implementação de um extenso programa de formação, coaching e mentoria para atores-chave
  • Implementação de uma abordagem de apoio à cadeia empresarial através da implementação de níveis de serviço, monitorização e funções de supervisão específicas

Os resultados

  • Um modelo operacional concreto e preciso co-construído com as equipas
  • Gestão progressiva da mudança, validada através de marcos regulares
  • Um reforço significativo da parceria entre as equipas de Produção e Desenvolvimento - mas também com o Business
  • A criação de uma estrutura dedicada à gestão dos riscos informáticos
  • Assegurar o impacto dos projetos de aplicação na estabilidade da Produção
Para ir mais longe