A oferta de diagnóstico 360° da Alenia em dois minutos

A nova oferta de Alenia para gestores de tribo e CIOs.

OFERTA
DIAGNÓSTICO
Por
Khouloud Mnasser
em
12/12/2022
Khouloud Mnasser, leader Diagnostic 360° chez Alenia

Khouloud Mnasser, IT Transformation Leader, apresenta a nova oferta de Alenia para gestores de tribos e CIOs: o diagnóstico 360°. Uma abordagem concreta e pragmática para construir confiança, transparência e uma verdadeira parceria entre TI e empresas.

Como surgiu a ideia para esta oferta?

Esta oferta é o resultado de uma observação: aos gestores de tribo e aos CIOs falta uma visão global dos muitos desafios que as suas equipas enfrentam.

Por um lado, a empresa queixa-se da qualidade do serviço prestado pelas equipas de TI que não correspondem às suas expectativas, prazos de entrega e SLAs que não são respeitados, produção instável com um volume de incidentes cada vez maior, falta de resposta por parte das equipas de suporte e comunicação pouco clara.

Por outro lado, a elevada rotação das equipas de TI leva a uma perda de especialização, a uma carga de trabalho exponencial e a competências concentradas em poucas pessoas. Processos comerciais pouco claros e uma estratégia de testes por vezes inexistente criam frustração dentro das equipas e silos entre elas.

Somos diariamente confrontados com estes desafios nas instalações dos nossos clientes e já os experimentamos nas nossas vidas profissionais anteriores enquanto operacionais. Para os enfrentar, é essencial ter uma visão global que os gestores tribais e os CIOs muitas vezes não têm.

Isto é precisamente o que o diagnóstico de 360° de Alenia oferece.

Acrescentaria que este diagnóstico permite que tribos cansadas e/ou desmotivadas sejam recolocadas nos trilhos. Uma avaliação bem sucedida restabelece o desejo e a direção.


Em que consiste esta oferta?

Para resolver todos estes problemas, precisamos de começar por definir um ponto de partida e um plano de ação preciso. O objetivo do diagnóstico 360° é dar aos gestores tribais e aos seus CIOs uma visão clara dos pontos fortes das suas equipas que possam motivar a mudança e lançar a dinâmica. Permite-lhes identificar os problemas reais que precisam de ser tratados e construir um plano de ação com soluções táticas e estratégicas.

A visão que fornecemos é multidimensional: Construção, concepção, condução, equipa, organização, transformação, direção, gestão de riscos informáticos... olhamos para tudo o que os nossos clientes consideram importante.


A quem se destina esta oferta?

Esta oferta destina-se a tribos que contam entre 40 e 120 pessoas. Visamos deliberadamente equipas "pequenas" para trazer mais valor comercial e maior proximidade às equipas.

Podemos também diagnosticar até 3 ou 4 tribos ao mesmo tempo dentro do mesmo perímetro para dar visibilidade aos CIOs e ajudá-los a construir um roteiro preciso, mas global.

Esta oferta não existe no mercado. As grandes consultorias têm como alvo equipas de 1000 - 1500 pessoas. Existe hoje uma verdadeira lacuna que estamos a preencher.

Quais são os pontos fortes de Alenia?

Construímos um quadro sólido para avaliar a maturidade das tribos e posicionamos especialistas reconhecidos pelo mercado em cada uma das dimensões que analisamos. Estes especialistas podem estar numa disciplina como a gestão do risco informático ou SRE e/ou num domínio como o setor bancário.

Os nossos consultores são, antes de mais nada, peritos. Quando chegam a uma tribo, tentam compreender e ajudar. Por exemplo, sentando-se ao lado do Analista de Negócios e imergindo-nos no seu papel e nos seus pontos de dor. Isto cria uma relação diferente: já não existe a sensação de ser auditado, mas de ser acompanhado e ajudado. É muito diferente.


Em 100% das missões em que implementamos esta oferta, conseguimos conciliar as TI e o negócio. Isto não é uma coincidência, é o toque Alenia!

Khouloud Mnasser, leader Diagnostic 360° chez Alenia

Khouloud Mnasser

Líder de Transformação de TI

LinkedIn IconEmail icon

Mais artigos